Ayrton João Cornelsen, o“Lolo”, pode ser considerado um dos grandes nomes de vanguarda da arquitetura moderna paranaense. Com espírito inquieto e desbravador, Lolo teve uma produção autêntica e abrangente de forte expressão no cenário da construção civil, tanto a nível local, quanto em territórios estrangeiros. Lolo nasceu no dia 7 de julho de 1922, na cidade de Curitiba.
Lolo teve um protagonismo precoce, ainda jovem praticou diversas modalidades esportivas, como natação, pólo e basquete, mas foi no futebol onde mais se destacou quando foi campeão pelo Atlético Paranaense no ano de 1945. Por gostar de desenhar preferiu o curso de Engenharia Civil, época em que tem seu noivado com Cleusa Lupion.
Em sua fase acadêmica desenhou suas primeiras obras como a Casa Emílio Cornelsen, uma encomenda de seu pai. Na sequencia surgiram suas primeiras criações modernistas, das quais a Casa Cleuza pode ser considerada como a mais relevante, construída em 1949 e demolida 50 anos depois.
Nas décadas de 50 e 60 a inventividade de Lolo aflora ao criar projetos inovadores como as residências Belotti, Axelrud e Henrique Wolf, construções marcantes que se destacam na paisagem curitibana até os dias de hoje.
Próximo ao governador Lupion abriu carreira no Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná onde liderou projetos de alto interesse como a Rodovia do Café e o Ferry Boat. Época em que projetou estádios como o Couto Pereira e autódromos como o de Pinhais e o de Jacarepaguá no Rio de Janeiro, esse último acabou lhe abrindo portas para trabalhar em Portugal onde liderou grandes empreendimentos no setor turístico e hoteleiro.
De volta ao Brasil, apresenta a influência portuguesa por meio de projetos residenciais como a Vila Camões de 1977. Na década de 80 recebe o cargo de diretor na superintendência de desenvolvimento da região sul (SUDESUL) onde vislumbra grandes obras em prol do desenvolvimento econômico do estado do Paraná.
Apaixonado pelo que fazia, Lolo teve uma vida ativa até mesmo no auge dos seus noventa e tantos anos, sempre em seu atelier desenhando, pintando, mirabolando projetos e incentivando os mais novos com suas frases de efeito e seus pensamentos sobre arquitetura e sobre a vida.
Texto por Guilherme de Macedo - 2023