Nascido em 1935 na cidade de São Paulo, Luiz Forte Netto, gradua-se no Mackenzie em 1957. Logo no início da sua carreira profissional já obtem sucesso em diversos concursos até que LFN vem a Curitiba para desenvolver o projeto do Santa Monica Clube de Campo. Poucos anos mais tarde, também participaria do projeto do Clube Curitibano e do Círculo Militar em parcerias que gerariam o marcante escritório Forte-Gandolfi.
Sempre se mantendo fiel a escola modernista e racional traz a Curitiba uma nova visão, que ele pode difundir através do recém criado curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR em 62, no qual Forte Netto ministra a aula inaugural. Ainda na carreira acadêmica, o arquiteto vem a participar da criação do curso da PUC-PR ao lado do arquiteto Marcos Prado.
Com os ensinamentos provenientes de Sp os sócios Forte Netto e Gandolfi unem se a Joel Ramalho Jr, Vicente de Castro e iniciam no escritório Forte Gandolfi uma das principais produções arquitetônicas modernistas brasileiras. Possuem projetos espalhados pelo país e exterior, como o icônico edifício sede da Petrobras, o Instituto de Previdência do Estado e inúmeros edifícios espalhados por Curitiba o escritório referência ainda vê surgir sob sua batuta outros nomes brilhantes como Orlando e Dilva Busarello, Abraao Assad, Lubomir Fiscinski Dunin e Jaime Lerner que mais tarde tornaria-se prefeito da Cidade.
Nessa época de efervescência arquitetônica, LFN ainda encontra tempo para coordenar, implantar e presidir o IPPUC ( Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba ) fundamental no desenvolvimento e implantação dos projetos urbanos que fazem a cidade de Curitiba como referencia mundial.
Na década de 70 saído do Forte Gandolfi, em parceria com os jovens Orlando e Dilva, ainda produz ícones como a sede da Eletrosul em Florianópolis, o Edifício Springfield, impactante até os dias atuais, os Edifícios das Secretarias de Estado com paisagismo de Burle Marx e o surpreendente Ed Acarpa – uma estrutura triangular que flutua no terreno e usa floreiras no plano inclinado de vidro atuando no conforto ambiental.
Arquitetura atemporal em sua essência.
Nas décadas seguintes Forte Netto além de seguir desenvolvendo seu escritório de arquitetura com grandes projetos, ainda participa da vida pública sendo candidato a vice-prefeito e mais tarde como superintendente do Paraná Cidade, autarquia criada para o desenvolvimento do Estado.
Paralelamente a tudo isso Luiz Forte ao lado de sua esposa Ety, ajuda no desenvolvimento e planejamento do Complexo Hospital Pequeno Príncipe que abrange um Hospital referência no tratamento infantil, uma Faculdade e em breve um Jardim botânico.
Luiz Forte Netto é definitivamente um dos grandes nomes da arquitetura brasileira.
Texto por Javier Godino - 2022